Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
ESCOLAS MEDICAS/ORG []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:403 - (678)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Primer Congreso Panamericano de Educación Médica^ies / First Pan American Congress of Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):35-36, ene. 1952. .
Resumo:O texto trata das discussões acerca do ensino da educação médica, no âmbito do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Médica, realizado em Lima, Peru, de 14 a 18 de maio de 1951. Foram estudados problemas que se confrontam atualmente com o ensino da Medicina, e dessa forma, consideradas idéias que foram expressas, tornando-as um ideal de progresso e evolução, que deve ser mantido. Desta forma, foram aprovadas as seguintes resoluções: 1) a criação de uma Oficina Pan-Americana de Educação Médica, permanente; 2) a sede da Oficina será em Lima, Peru, com o reconhecimento da gestão inicial deste Congresso; 3) os Congressos Pan-Americanos de Educação Médica serão de forma periódicos, convocados por uma Comissão; 4) o próximo Congresso deverá ser realizado em São Paulo, no mês de janeiro de 1954, como homenagem ao Quarto Centenário da fundação da cidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Cooperação Técnica
Escolas Médicas/org
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p35.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 014

  2 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

  3 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:390 - (664)
Autor:Bejarano, Jorge.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La educación médica en la época actual y sus tendencias^ies / and trends times and trends times and trends
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):13-19, ene. 1952. .
Resumo:O autor analisa o tema, implicando na história da evolução da medicina através dos séculos. Impera no presente século o espírito que a criou: curar as enfermidades e aliviar dores. Deve-se buscar também no médico o rumo que toma na presente hora o serviço médico seletivo. Reconhece-se com facilidade que a educação geral é importante e essencial para o bem estar de uma nação, e que a democracia, a menos que a população tenha adquirido um certo nível educacional, é um mito, e para alcançá-la é necessário se libertar de todos o gasto, pelo menos na educação primária e secundária. O autor afirma que a saúde é igualmente essencial ao bem estar de uma nação, e que é um dos bens da vida a que o homem tem direito. Desta forma, para que uma sociedade funcione satisfatoriamente, requer-se que seus membros estejam saudáveis, pois, com material humano inferior, nem em educação, nem democracia são possíveis. Quem analisa o ensino médico atual, o encontrará impregnado o espírito predominante: excessivamente técnico e debilmente social. O mundo inteiro se encontra hoje em um período de inquietante crise devido ao que a tecnologia vem fazendo com a sociologia. O homem de nosso tempo domina desde o átomo a distância. No campo da nutrição, por exemplo, dominamos a química, transformação e utilização de alimentos aos seus menores elementos. Temos os conhecimentos necessários para produzir todos os alimentos que o povo poderia consumir. Mas, apesar de tê-lo, mais da metade da população padece desnutrida. Não se pode negar que a tecnologia já excedeu o superado à sociologia, e enquanto as ciências naturais e físicas vem progredindo de forma surpreendente, a organização social e econômica do universo atual não guarda proporções com a técnica criada por aqueles dois ramos da ciência humana. A pobreza segue sendo a maldição da humanidade e o progresso científico ou técnico não alcançado atenua seus efeitos em nenhuma parte do mundo. Tem-se alcançado meios de comunicação que salvam a distância entre os continentes, mas este poderoso descobrimento, resultado de uma técnica e de uma ciência mais avançada, nos faz cair em descuido, por não saber criar ao mesmo tempo uma organização social que assegura a cooperação pacífica entre os povos. Segundo o autor, é uma tremenda realidade aceitar que se sabe como prevenir e curar muitas enfermidades, muitas das quais estão erradicadas em alguns continentes, mas que todavia na América, a cada ano morrem, prematuramente, milhões de seres cuja enfermidade e morte poderiam ser evitadas. Se analisarmos que a medicina é a mãe de toda a ciência social, e fundamento de toda pedagogia, a fonte de toda psicologia, a guia mais segura da justiça em matéria criminal, tende-se a concluir que ela é a ciência do homem inteiro, seja doente ou em gozo pleno de sua saúde^ipt.
Descritores:hsttação Médica
Educação Médica/tndd
Escolas Médicas/org
Cooperação Internacional
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p13.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 011

  4 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:59 - (238)
Autor:Garcia, Juan Cesar.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Características generales de la educación médica en la América Latina^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;3(4):267-316, oct.-dic. 1969. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Apresentam-se os resultados preliminares de um estudo realizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da OPAS sobre a educação médica na América Latina. Cada uma das escolas de Medicina existentes em 1967 na América Latina foi visitada por um investigador durante o período aproximado de 7 dias, no decorrer dos quais foram submetidos dois questionários especialmente preparados para tal fim. [...] A análise da informação revela a existência de três tipos ou categorias de desajustes: a) desajustes entre o sistema de ensino médio e o sistema de educação médica; b) desajustes internos do sistema de educação superior e do sistema educacional médico; c) desajuste entre o sistema de serviços de saúde e o sistema de educação médico. O desajuste entre sistema de ensino médio e o sistema de educação médica manifesta-se numa crescente demanda de estudos médicos que só está sendo parcialmente satisfeita e que pode chegar a constituir elemento de pressão política sobre o sistema educacional médico em futuro próximo. [...] [Os desajustes relativos à segunda categoria] são os seguintes: a) a concentração dos alunos universitários nas chamadas carreiras tradicionais, tais como direito e medicina; b) o funcionamento independente das escolas ou faculdades que integram uma universidade [...]; c) a elevada proporção de estudantes irregulares nas escolas de medicina de um número considerável de países; e d) o número insuficiente de professores dedicados a tempo completo na maioria dos países. A terceira categoria é de maior transcendência e, em boa medida, a determinante das duas analisadas. Atualmente, a educação médica na América Latina acha-se desassociada tanto do sistema econômico quanto do setor da saúde, no que se refere ao número anual de diplomados. Salvo poucas exceções, nos países da América Latina não existe planejamento algum dos recursos humanos para a saúde. [...] (AU)^ies.
Descritores:EDUCACAO MEDICA/org
EDUCACAO MEDICA/tend
ESCOLAS MEDICAS/rec hum
ESCOLAS MEDICAS/org
ESCOLAS MEDICAS/provis
ESCOLAS MEDICAS/tend
AMERICA LATINA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244173.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 022



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3